Infecções genitais recorrentes, dificuldade em expor a glande e dor genital durante o ato sexual são sintomas da fimose que necessita de tratamento cirúrgico. Leia abaixo para mais informações.
O que é a fimose?
Fimose é a incapacidade de redução do prepúcio com completa exposição da glande., decorrente de lesões inflamatórias ou traumáticas do prepúcio, que dão origem à formação de tecido cicatricial (anel fibrótico constritor).
Por vezes, não é possível proceder à retração da pele que recobre a glande do pénis (retração prepucial) por limitações do freio peniano / freio do prepúcio dado este ser muito curto.
Quando operar?
O tratamento cirúrgico tem indicação nas fimoses associadas a infeções urinárias, balanopostites ou quando a fimose causa alterações na micção.
Cirurgia de Fimose
A cirurgia de fimose, também chamada postectomia ou circuncisão, tem como objetivo retirar o excesso de pele do prepúcio do pênis e é feita quando as outras formas de tratamento não apresentaram resultados positivos.
A cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou local e é um método seguro e simples realizado por um urologista, sendo comumente indicada para meninos entre os 7 e 10 anos de idade, mas ela também pode ser realizada na adolescência ou na idade adulta.
Benefícios da cirurgia de fimose
A postectomia é feita quando outras formas de tratamento não foram eficazes em tratar a fimose e, nesses casos, traz vários benefícios como:
– Diminuir o risco de infecção genital;
– Reduzir o risco de infecção urinária;
– Prevenir o aparecimento do câncer de pênis;
Além disso, retirar o prepúcio também parece diminuir o risco de pegar infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, gonorreia ou HIV, por exemplo. No entanto, a realização da cirurgia não isenta a necessidade de usar camisinha durante as relações sexuais.
Orientações de recuperação após cirurgia de fimose
A recuperação da cirurgia de fimose é relativamente rápida e em cerca de 10 dias já não há dor ou sangramento, mas até o 8º dia pode haver um pequeno desconforto e sangramento resultantes das ereções que podem ocorrer durante o sono. O curativo deve ser retirado em 48h, com cuidado para não machucar a ferida operatória. Uma nova gaze deve ser colocada junto com pomada prescrita pelo médico. Os pontos são absorvíveis e caem sozinhos. Para se recuperar mais rápido de uma circuncisão é ainda recomendado ter alguns cuidados como:
- Evitar esforços nos primeiros 5 dias, devendo ficar de repouso;
- Colocar um saco de gelo no local para diminuir o inchaço ou quando dói;
- Tomar corretamente os analgésicos prescritos pelo médico;
Além disso, no caso do adulto ou do adolescente, é aconselhado não ter relações sexuais durante, pelo menos, 1 mês após a cirurgia.
O Dr Thiago Ferreira é urologista com vasta experiencia em cirurgia de fimose. Agende agora mesmo a sua consulta.