Varicocele: a principal causa de infertilidade masculina!
O que é varicocele?
A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue, levando ao surgimento de sintomas como dor, sensação de peso e surgimento de inchaço no local. Normalmente, é mais frequente no testículo esquerdo, mas pode surgir em qualquer um dos lados. Atualmente, com o uso de métodos como o ultrassom com doppler, fazemos com maior frequência diagnóstico de varicocele bilateral.
Por que a varicocele pode causar infertilidade?
A explicação é interessante. Os testículos estão situados fora do corpo (no escroto) por um motivo: a temperatura adequada para produção dos espermatozoides deve ser cerca de 1,5 a 2ºC mais baixa que a temperatura do nosso corpo. Na presença de varicocele, o sangue fica represado ao redor dos testículos, aumentando a temperatura testicular e prejudicando o processo de formação de espermatozoides. Além disso, este sangue represado leva a um aumento de algumas substâncias tóxicas, como os radicais livres de oxigênio. A consequência é uma diminuição da produção, da movimentação e do funcionamento dos espermatozoides.
Quando realizar a cirurgia?
A cirurgia de varicocele geralmente é indicada quando o homem sente dor testicular que não passa com remédios, em casos de infertilidade ou quando são detectados baixos níveis de testosterona plasmática. Nem todos os homens com varicocele têm necessidade de ser submetidos a cirurgia, já que a maioria deles não tem sintomas e mantém a fertilidade normal.
Como é feita a cirurgia?
a cirurgia realizada com maior frequência é a técnica aberta, onde é feito uma pequena incisão na região da virilha. Como as veias são muito finas, utilizamos um microscópio para identificar com mais clareza as estruturas a serem operadas. Esta técnica apresenta também melhores resultados. A cirurgia dura aproximadamente 45 minutos de cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia. Outras técnicas como a laparoscopia e a embolização são menos utilizadas.
Como é a recuperação da cirurgia
Geralmente o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Deve-se tomar alguns cuidados como evitar fazer atividades com esforço no primeiro mês, realizar troca de curativos e uso de medicações para dor, de acordo com orientação do médico.
O retorno ao trabalho deve ser avaliado durante a consulta com o urologista, na revisão da cirurgia, e a atividade sexual pode ser retomada após 7 dias.
O Dr Thiago Ferreira é urologista com vasta experiencia em cirurgia de varicocele. Agende agora mesmo a sua consulta.