Se antes a cirurgia robótica parecia assunto de filme de ficção científica, atualmente a prática se expande cada vez mais pelo Brasil. Os motivos são significativos: o procedimento pode ser mais seguro e preciso, além de ser menos invasivo.
O que é a cirurgia robótica?
É a cirurgia que conta com a intervenção de robôs, atuando como instrumentos cirúrgicos. Entretanto necessitam da experiência e técnica precisa dos médicos para potencializar os benefícios da tecnologia, como ter mais flexibilidade e visão 3D e 4K da cirurgia.
O robô opera sozinho?
Não. O robô não tem nenhuma autonomia nos movimentos da cirurgia. O braço do robô é 100% controlado por um cirurgião experiente sentado no console. Utilizamos pedais e joysticks para o manuseio desses braços robóticos. Além disso é necessário um cirurgião auxiliar bem treinado que fica junto ao paciente, auxiliando a troca de pinças dos braços robóticos e aspiração, entre outras funções.
Quais são as vantagens da cirurgia robótica?
Essa técnica pode reduzir o tempo de hospitalização e otimizar a recuperação dos pacientes, além de diminuir dores e riscos de infecção e sangramentos, já que se trata de um procedimento menos invasivo e com maior precisão na operação.
Outras vantagens:
Melhor ergonomia para os profissionais –o cirurgião opera sentado com os braços em posição confortável, evitando o cansaço gerado por várias horas em pé e permitindo movimentos eficazes e precisos mesmo em cirurgias com muitas horas de duração.
Maior precisão milimétrica– como as imagens da cirurgia são vistas em alta definição e ampliadas em até 15 vezes, existe maior precisão dos movimentos durante a operação. Além disso, os braços robóticos filtram os possíveis tremores nas mãos do cirurgião, que podem surgir em casos de ansiedade e estresse. Por razões como essas, as chances de falhas na cirurgia são menores.
Diminuição da sangramentos- nesta técnica, são feitos entre 3 a 5 cortes com aproximadamente 0,5cm. Além do mais, a visualização das imagens em 3D e o uso de pinças delicadas permitem o manuseio fino de estruturas orgânicas e evitam a lesão de vasos sanguíneos pequenos, reduzindo o trauma cirúrgico e consequentemente, a ocorrência de sangramentos, especialmente se comparada à cirurgia aberta
Maior segurança para pacientes e profissionais- a cirurgia robótica não é realizada de forma isolada. Uma equipe multiprofissional é envolvida no manuseio do robô. Em casos de falhas do equipamento, mesmo que sejam raras, a equipe tem a capacidade e a experiencia para assumir o lugar, o que aumenta a segurança do paciente durante o procedimento.
Atualmente não temos essa tecnologia disponível na cidade de Manaus. Entretanto, para aqueles pacientes de desejam e se sintam mais seguros em realizar sua cirurgia com o auxílio do robô, temos parcerias com os melhores hospitais de São Paulo. Viabilizamos todos os trâmites necessários e a viagem do paciente ocorre somente para a realização do procedimento.
Para maiores informações, entre em contato conosco.