Você sofre com impotência sexual há muito tempo e os medicamentos já não fazem efeito? Talvez você seja um candidato ideal para a colocação de prótese peniana!
A prótese peniana é um implante que é colocado no interior do pênis para produzir uma ereção, sendo utilizada para tratar a impotência sexual no homem nos casos de disfunção erétil severa, que não apresenta melhora com tratamentos medicamentosos.
Atualmente, existem dois tipos principais de prótese:
Semi-rígida: feita com material que mantém o pênis sempre em ereção, podendo ser manipulada e colocada em posições que sejam confortáveis ao homem na sua vida diária.
Inflável: composta de dois cilindros flexíveis dentro do pênis, que podem ser enchidos com uma solução líquida somente no ato sexual e desinflados depois do contato íntimo.
Detalhes da cirurgia
O implante da prótese é realizado por um cirurgião urologista e dura cerca de 45 minutos, sendo realizada com anestesia geral. O tempo de internação hospitalar é de aproximadamente 1 dia.
A recuperação da cirurgia é relativamente tranquila, entretanto o homem só poderá iniciar as relações após um período de 4 a 6 semanas. Durante esse período, alguns cuidados importantes incluem:
-Manter o pênis virado para cima para evitar que cicatrize dobrado para baixo;
-Evitar atividades físicas intensas ou desportos de impacto durante os primeiros 2 meses;
-Fazer a higiene adequada da região íntima.
No entanto, todos os cuidados devem ser informados pelo médico, já que podem variar de acordo com o tipo de prótese ou de cirurgia.
Como fica a relação sexual após a cirurgia?
A experiência de ter relações com a prótese peniana varia de homem para homem sendo que a maior parte dos pacientes, segundo os estudos, refere uma melhora considerável na vida sexual. Alguns pontos dever ser esclarecidos antes do procedimento para não causar surpresas após a colocação da prótese:
– A rigidez da cabeça do pênis não irá alterar durante a ereção, mantendo-se mole.
– O estímulo natural de ereção normalmente desaparece por completo, sendo sempre necessário usar a prótese para atingir uma ereção.
– Pode ocorrer uma leve diminuição no calibre do corpo do pênis.
-A sensibilidade em geral não é alterada e o homem pode apresentar ejaculação normalmente, não comprometendo a capacidade para ter filhos.
Possíveis riscos da cirurgia
Embora seja uma cirurgia segura e cada vez mais utilizada, a colocação de um implante de prótese peniana ainda pode ter alguns riscos (assim como qualquer procedimento cirúrgico) como:
Infecção – o cuidado com a antissepsia durante a cirurgia deve ser redobrado para evitar essa complicação;
Rejeição da prótese – depende do sistema imunológico do paciente, mas seu risco pode ser diminuído com a prevenção da infecção e uma colocação correta da prótese no interior do pênis;
Adesão da prótese aos tecidos no interior do pênis – resultado da cicatrização interna, a prótese pode causar retrações nos tecidos do pênis.
O paciente deve ficar atento a sintomas que possam indicar complicações, como dor intensa, inchaço, vermelhidão, saída de secreções e extrusão da prótese. Nesses casos, o paciente deve e voltar ao urologista ou ir no hospital para identificar a complicação e iniciar o tratamento adequado.
O Dr Thiago Ferreira é urologista com experiencia em colocação de prótese peniana. Agende agora mesmo a sua consulta.