Cirurgia a Laser para Pedra nos Rins
Procedimentos cirúrgicos para remover o rim ou parte dele, adaptados à necessidade do paciente, visando eliminar tumores e preservar a saúde renal.
Por: Thiago Ferreira – Urologista
A videolaparoscopia (cirurgia feita através de pequenos furos no abdômen) evoluiu a partir de procedimentos diagnósticos para assumir um importante papel como alternativa à cirurgia convencional, tornando-se uma opção minimamente invasiva no tratamento de doenças do rim. Graças à evolução das técnicas cirúrgicas, aos avanços tecnológicos como o desenvolvimento de sistemas de vídeo de alta definição e câmeras digitais, à criação de instrumentos cirúrgicos ergonômicos e leves, à introdução da robótica, da telecirurgia, da visão tridimensional, a videolaparoscopia passou a ser empregada em serviços de referência.
A nefrectomia é o termo médico para retirada do rim. É utilizada no tratamento de tumores renais malignos, quando há um rim sem função e com complicações ou com infecção grave. Esse procedimento pode ser realizado de forma tradicional, com uma grande incisão na lateral do abdome. Porém, nos últimos anos, a nefrectomia por videolaparoscopia vem se tornando o padrão para essa cirurgia. Esse método apresenta inúmeras vantagens em relação à cirurgia convencional: menor dor no pós operatório, menor taxa de infecção da cirurgia, recuperação mais rápida, internação mais curta e retorno precoce às atividades habituais.
Nefrectomia radical
Quando se trata de tumores grandes, é realizada a retirada total do rim juntamente com a gordura e os gânglios que o envolvem (nefrectomia radical). Pacientes podem conviver normalmente com apenas um rim, desde que este o rim remanescente esteja saudável.
Nefrectomia parcial
Em casos de tumores pequenos, menores que 4 centímetros, pode ser retirada somente uma parte do rim, preservando a função renal (nefrectomia parcial). Apesar de exigir maior habilidade técnica, pode ser feita de forma segura e eficaz através da videolaparoscopia.
O tempo de internação é de 2 a 3 dias e o tempo de repouso varia de 7-21 dias dependendo do tipo de cirurgia e o grau de complexidade da doença renal.
Agendar consulta
Nossas especialidades
As principais cirurgias realizadas pelo Dr. Thiago Ferreira:
Cirurgia por Vídeo, Videolaparoscopia, Cirurgia robótica
Uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que oferece recuperação rápida e menos dor pós-operatória, ideal para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.
Prostatectomia Radical
A prostatectomia radical oferece uma abordagem definitiva para o tratamento do câncer de próstata, com foco na remoção da doença e na recuperação da saúde.
Nefrectomia Radical e Parcial por Videolaparoscopia
Procedimentos cirúrgicos para remover o rim ou parte dele, adaptados à necessidade do paciente, visando eliminar tumores e preservar a saúde renal.
Postectomia
Saiba mais sobre a postectomia, um procedimento cirúrgico para tratar ou prevenir doenças, mantendo a função e o bem-estar. Orientação e cuidado em cada passo.