Cirurgia de Fimose – Postectomia
Saiba mais sobre a postectomia, um procedimento cirúrgico para tratar ou prevenir doenças, mantendo a função e o bem-estar. Orientação e cuidado em cada passo.
Por: Thiago Ferreira – Urologista
A postectomia, ou circuncisão, é a remoção cirúrgica da pele que cobre a ponta do pênis. O procedimento é bastante comum para meninos recém-nascidos em certas partes do mundo, incluindo o Brasil.
Para algumas famílias, a circuncisão é um ritual religioso. O procedimento também pode ser uma questão de tradição familiar, higiene pessoal ou cuidados preventivos de saúde. Para outros, no entanto, a circuncisão parece desnecessária ou desfigurante.
A postectomia pode ter vários benefícios para a saúde, incluindo:
Higiene facilitada: torna mais simples lavar o pênis.
Diminuição do risco de infecções urinárias: essas infecções são mais comuns em homens não circuncidados. Infecções graves no início da vida podem levar a problemas renais mais tarde.
Diminuição do risco de infecções sexualmente transmissíveis: Homens circuncidados podem ter um risco menor de certas infecções sexualmente transmissíveis, incluindo o HIV. Ainda assim, práticas sexuais seguras continuam sendo essenciais.
Prevenção de problemas peniano: Ocasionalmente, o prepúcio (a pele que recobre o pênis) pode ser difícil ou impossível de retrair (fimose). Isso pode levar à inflamação do prepúcio ou da cabeça do pênis (glande).
Diminuição do risco de câncer peniano: Embora o câncer do pênis seja raro, é menos comum em homens circuncidados.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) diz que os benefícios da postectomia superam os riscos. No entanto, ela não recomenda a circuncisão de rotina para todos os recém-nascidos do sexo masculino, deixando a decisão da cirurgia aos pais.
A cirurgia é de baixo risco, realizada sob anestesia local na base do pênis. Em seguida, o freio é cortado e o excesso de pele é removido. Após o controle do sangramento, a ferida de meticulosamente suturada 9costurada). Finalmente, um curativo com leve pressão é colocado ao redor do pênis. Em crianças e homens jovens, a cirurgia pode ser realizada sob anestesia geral. A média de internação é de algumas horas.
Durante 3 ou 4 dias após a cirurgia, é comum sentir algum desconforto e inchaço à volta da cabeça do pénis. Geralmente, leva pelo menos 10 dias para o seu pênis curar após a circuncisão. Atividade sexual deve ser evitada por pelo menos 4 semanas após a operação.
Agendar consulta
Nossas especialidades
Outras cirurgias realizadas pelo Dr. Thiago Ferreira:
Cirurgia por Vídeo, Videolaparoscopia, Cirurgia robótica
Uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que oferece recuperação rápida e menos dor pós-operatória, ideal para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.
Prostatectomia Radical
A prostatectomia radical oferece uma abordagem definitiva para o tratamento do câncer de próstata, com foco na remoção da doença e na recuperação da saúde.
Nefrectomia Radical e Parcial por Videolaparoscopia
Procedimentos cirúrgicos para remover o rim ou parte dele, adaptados à necessidade do paciente, visando eliminar tumores e preservar a saúde renal.
Postectomia
Saiba mais sobre a postectomia, um procedimento cirúrgico para tratar ou prevenir doenças, mantendo a função e o bem-estar. Orientação e cuidado em cada passo.