Vasectomia
A prostatectomia radical oferece uma abordagem definitiva para o tratamento do câncer de próstata, com foco na remoção da doença e na recuperação da saúde.
Por: Thiago Ferreira – Urologista
O que é?
Consiste na retirada da próstata e vesículas seminais, assim como de linfonodos pélvicos (gânglios) nos casos de doença de maior risco.
Quais os tipos de cirurgia?
Pode ser realizada por via aberta tradicional, através de um corte na região inferior do abdome ou por vias minimamente invasivas (videolaparoscopia e cirurgia robótica), onde são feitos pequenos cortes no abdome para introdução de uma câmera de vídeo e instrumentos cirúrgicos.
As técnicas apresentam resultados semelhantes em termos de chance de cura, preservação da potência ou continência urinária. A tendência é que, quanto mais experiente um cirurgião é em determinada técnica, melhores sejam seus resultados.
Após a cirurgia, há necessidade de ficar com uma sonda urinária?
Sim, mas temporariamente. Após a retirada da próstata e vesículas seminais, e feita a sutura (costura) da bexiga direto no canal urinário (uretra). É deixada uma sonda no canal urinário para permitir a cicatrização dessa sutura sem estreitamento do canal ou vazamento de urina. Em geral, sonda é retirada em 7 a 10 dias, mas isso não impede a alta do paciente, o que geralmente ocorre em 1 a 3 dias após a cirurgia.
É indicada retirada de somente parte da próstata para o tratamento do câncer?
Não. Na maioria dos casos o tumor é multifocal, ou seja, está em várias partes da próstata, e por isso, se somente parte dela for removida, corre-se o risco de deixar resquícios do tumor no organismo.
É uma cirurgia simples? Qual a duração?
A prostatectomia radical é considerada uma cirurgia de grande porte, inclusive necessitando de transfusão sanguínea em alguns casos. Como todo procedimento cirúrgico, ela não é isenta de complicações. Entretanto, com a experiência médica e técnicas cirúrgicas inovadoras, a ocorrência de complicações é cada vez mais rara. A duração média da cirurgia varia de 2 a 4 horas, dependendo da técnica utilizada, condições do paciente e habilidade do cirurgião.
Quais os efeitos colaterais/complicações decorrentes da cirurgia?
Os mais comuns são incontinência urinária e impotência sexual. É comum ter um grau leve e temporário de incontinência urinária após a cirurgia. Apenas uma pequena porcentagem dos pacientes apresentam incontinência mais acentuada (10 a 15%). Em relação à impotência, as taxas variam de acordo com a manipulação dos nervos bilaterais que fazem a ereção. Variando de 19-36% nos casos em que os nervos foram preservados e de 60-80% nos casos em que os nervos foram extraídos junto com a próstata.
Quando se pode voltar às atividades normais após a cirurgia?
O retorno ao trabalho, assim como esporte, atividade física, dirigir e relação sexual devem ser postergadas por algumas semanas. Seguem algumas recomendações:
- Trabalho com pouco esforço físico: a partir de 3 semanas;
- Trabalho com muito esforço físico: a partir de 4-6 semanas;
- Atividade física leve: a partir de 3 semanas;
- Atividade física intensa: a partir de 6 a 8 semanas;
- Dirigir: a partir de 2 semanas, desde que se sinta bem e apto para tal;
- Atividade sexual: a partir de 2 semanas, desde que se sinta bem e apto para tal.
Agendar consulta
Nossas especialidades
Outras cirurgias realizadas pelo Dr. Thiago Ferreira:
Cirurgia por Vídeo, Videolaparoscopia, Cirurgia robótica
Uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que oferece recuperação rápida e menos dor pós-operatória, ideal para diagnósticos precisos e tratamentos eficazes.
Prostatectomia Radical
A prostatectomia radical oferece uma abordagem definitiva para o tratamento do câncer de próstata, com foco na remoção da doença e na recuperação da saúde.
Nefrectomia Radical e Parcial por Videolaparoscopia
Procedimentos cirúrgicos para remover o rim ou parte dele, adaptados à necessidade do paciente, visando eliminar tumores e preservar a saúde renal.
Postectomia
Saiba mais sobre a postectomia, um procedimento cirúrgico para tratar ou prevenir doenças, mantendo a função e o bem-estar. Orientação e cuidado em cada passo.