Câncer de rim

Detecção precoce e tratamento inovador são chaves para combater o câncer de rim, com foco em preservar a função renal e melhorar a qualidade de vida.

Por Dr. Thiago Ferreira – Urologista

O que é e qual a sua frequência?

O câncer de rim é o surgimento de neoplasia maligna a partir das células do rim normal. Está entre os 10 tipos mais frequentes de tumores malignos entre homens e mulheres. Sua incidência aumenta o passar da idade, sendo mais comum após a sexta década de vida. Não é frequente antes dos 45 anos.

Como é feito o diagnóstico?

Antigamente, o tumor de rim só era diagnosticado em fases tardias, quando apresentava sintomas (sangramento na urina, massa palpável no abdome, emagrecimento, entre outros) e muitas vezes já não tinha mais cura. Com o advento de exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia e a ressonância magnética, é comum fazer o diagnóstico em fases iniciais, quando não há sintomas, e as chances de cura são elevadas.

Todo cisto ou nódulo no rim é câncer?

Não. Existem tumores benignos no rim que não geram metástases (focos de tumor em outros órgãos). São eles: adenoma do rim, angiomiolipoma e oncocitoma. A ocorrência de cistos nos rins é comum e devem ser avaliadas com exames específicos para atestar seu risco de malignidade. Existe uma classificação chamada de Bosniak, feita através de tomografia. Essa classificação vai de 1 a 4, sendo 1 baixo risco e 4 alto risco para componente maligno do cisto.

Quais os fatores de risco para o câncer de rim?

Tabagismo, obesidade, história familiar de câncer renal, insuficiência renal avançada, raça negra, exposição a produtos como o cádmio (um tipo de metal), herbicidas (como o tricloroetileno) e medicamentos (diuréticos e fenacetina).

Como tratar o câncer de rim?

O tratamento deve ser avaliado caso a caso, dependendo do status de saúde do paciente e do estágio do tumor renal. Podem ser oferecidos o tratamento com cirurgia, ablação por radiofrequência ou por crioterapia, acompanhamento, quimioterapia, terapia com alvo molecular e até mesmo tratamento paliativo para tumores mais avançado e que já apresentam várias metástases.

O tratamento por cirurgia é o que apresenta as maiores taxas de cura, como a retirada completa do tumor. Pode ser feita retirando o rim inteiro (nefrectomia radical) nos casos de tumores maiores, ou feita a retirada de uma parte do rim contendo o tumor (nefrectomia parcial). Com as técnicas minimamente invasivas (laparoscopia e cirurgia robótica), os índices de complicações são menores e a recuperação mais rápida, proporcionando um retorno à vida normal precoce.

Agende seu atendimento:

(92) 99185-1500

Agendar consulta

Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta.
Nossas especialidades

Outras doenças urológicas tratadas pelo Dr. Thiago Ferreira:

Pedra nos rins e Cálculos Renais

Alivie os sintomas dolorosos e previna a formação de pedras nos rins com estratégias de dieta, hidratação e, quando necessário, tratamentos inovadores.

Câncer de próstata

Detecção precoce e tratamentos avançados para câncer de próstata, oferecendo esperança e resultados promissores. Cuidado integral para sua saúde e bem-estar.

Câncer de rim

Detecção precoce e tratamento inovador são chaves para combater o câncer de rim, com foco em preservar a função renal e melhorar a qualidade de vida.

Aumento da próstata e Hiperplasia Benigna da Próstata

Gerencie o aumento da próstata com opções de tratamento que aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida. Abordagens minimamente invasivas disponíveis.

Abrir bate-papo
Deseja agendar uma consulta?