Pedra nos rins | Cálculos Renais
Alivie os sintomas dolorosos e previna a formação de pedras nos rins com estratégias de dieta, hidratação e, quando necessário, tratamentos inovadores.
- Home
- Doenças Urológicas
- Pedra nos rins | Cálculos Renais
Por Dr. Thiago Ferreira – Urologista
Pedra nos rins, ou cálculo renal, é uma massa sólida feita de pequenos cristais, que podem ser achados nos rins ou em qualquer órgão do trato urinário (ureter, bexiga e uretra). É uma doença muito frequente, afetando uma a cada 10 pessoas no mundo.
Há quatro tipos de cálculos renais, que se diferenciam pela sua formação e características. São eles: Cálculos de cálcio (85% dos casos; são os mais comuns), ácido úrico (5-10% dos casos; associados com gota e obesidade), estruvita (1-5% dos casos; associados à infecção urinária) e cistina (1% dos casos; são os mais raros).
São formados quando a urina exibe medidas maiores que o normal de certas substâncias como o cálcio, oxalato e ácido úrico. Também pode ocorrer quando há uma diminuição de alguns fatores que dificultariam a aglomeração desses cristais, como o citrato por exemplo. Essas substâncias podem se precipitar e formar pequenos cristais, que vão se unir e se transformar em pedras.
Entre os fatores de risco estão o histórico familiar, ser homem, não beber a quantidade indicada de água todos os dias, dietas ricas em proteína, sódio ou açúcar, obesidade, doenças do trato digestivo e outras patologias como acidose, lesões renais, trato urinário e alguns medicamentos. Recomenda-se a ingesta de 2-3 litros de líquidos por dia. Incluir sucos naturais de frutas cítricas (laranja, limão) ajuda na prevenção.
Os cálculos dentro do rim geralmente não causam sintomas. No entanto, quando se movimentam para sair do rim, podem obstruir o ureter (canal que liga o rim à bexiga) e causam incômodo. Nesses casos, podem apresentam dor nas costas de intensidade variável, náuseas, vômitos, desejo aumentado de ir ao banheiro, mas não urinar muito, vontade de evacuar sem eliminar nada, ardência para urinar e sangue na urina. Caso haja suspeita de obstrução pelo cálculo associado à dor forte, deve-se procurar assistência médica imediata para evitar infecção urinária grave e perda da função dos rins.
Pedra nos rins é uma doença que costuma recorrer, ou seja, voltar mesmo após o tratamento adequado. Por isso, é importante manter acompanhamento médico regular para diagnosticar o motivo da recorrência, evitando maiores danos aos rins.
O Dr Thiago Ferreira é urologista com ampla experiência em pedras nos rins e cálculos renais. Agende agora mesmo a sua consulta.
Agendar consulta
Nossas especialidades
As principais doenças urológicas tratadas pelo Dr. Thiago Ferreira:
Pedra nos rins e Cálculos Renais
Alivie os sintomas dolorosos e previna a formação de pedras nos rins com estratégias de dieta, hidratação e, quando necessário, tratamentos inovadores.
Câncer de próstata
Detecção precoce e tratamentos avançados para câncer de próstata, oferecendo esperança e resultados promissores. Cuidado integral para sua saúde e bem-estar.
Câncer de rim
Detecção precoce e tratamento inovador são chaves para combater o câncer de rim, com foco em preservar a função renal e melhorar a qualidade de vida.
Aumento da próstata e Hiperplasia Benigna da Próstata
Gerencie o aumento da próstata com opções de tratamento que aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida. Abordagens minimamente invasivas disponíveis.